segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O nosso compromisso

Elegemos a diversidade de pensamento dos povos e a maneira de ser e de agir de cada ser pensante como alguns dos potenciais mais ricos para o desenvolvimento, modernidade, harmonia e para a paz. Pois, é com a diversidade de ideias que se constroem e projectam caminhos diferentes e se evitam encruzilhadas sem esperança ou saída...

Porque acreditamos nisso, o nosso compromisso...

... é garantir a liberdade de opinião e a igualdade de tratamento, independentemente, das pessoas e das suas convicções. Na Assembleia Municipal, à qual desejamos vir a pertencer, haverá espaço para o debate de questões que traduzam as ansiedades e as aspirações dos nossos munícipes;

... é trabalhar pelo engrandecimento do nosso concelho, por cada uma das suas freguesias, na firme certeza que, as nossas decisões terão em conta a realidade de cada lugar, com o objectivo de valorizarmos todos e cada um dos seus habitantes;

... é ser leal para com todos os munícipes e para com as instituições autárquicas.

A nossa vontade de fazer sempre mais depende do seu apoio. Conte connosco como nós queremos contar consigo.

14 comentários:

Maria disse...

A diversidade de pensamento e de conduta são, sem dúvida, potenciais que enriquecem o homem e, por conseguinte, a comunidade em que se insere. Contudo entre ambos existem fronteiras inexoráveis: a diversidade de pensamento é livre e conduta está sujeita a várias normas.
Se a diversidade de pensamento enriquece o ser e o torna mais-valia para todos, a sua conduta não pode ter a liberdade desejada. É importante que, na sua relação social e na sua relação de poder, o homem aja com a clarividência e a sensatez necessárias para a construção do bem comum que a todos traz benefícios.
É, então, fundamental que essa diversidade de pensamento e de conduta se traduza em pequenos passos, bem analisados e bem estruturados, que possam conduzir a um enorme passo feito de abnegação e lealdade para com os homens e as instituições.
Só assim conseguiremos elevar o Concelho ao pedestal que todos desejamos e que é seu por direito.

Anónimo disse...

Esperemos que os Senhores se dignifiquem a repôr as cores originais do Brasão de Anadia visto ele não ser V. propriedade, mas sim de todos nós, independentemente das simpatias partidárias de cada um.
Demonstrem pelo menos algum respeito pelos restantes cidadãos deste concelho.
Cumprimentos

Sérgio Bandeira disse...

Eu acho que não é "pelos restantes" mas "por todos" os cidadãos.

Tornar o brasão de Anadia cor de laranja??????
É um atentado, é ilegal e é imoral!
É uma falta de vergonha na cara!
É de uma arrogância e insolência inqualificáveis.

Jolly Jumper disse...

Discordo, também, com a alteração de um símbolo municipal.

Parabéns pelo espaço, espera-se, no entanto, uma alteração a este ""detalhe"" que aqui estamos a referir.

Anónimo disse...

O concelho não é vossa propriedade!
Por favor reponham as cores do mesmo de imediato.

bicuscurbus disse...

Aqueles que nos conhecem sabem que NUNCA actuamos por despeito pelas instituições ou apropriação do que quer que seja.
A estilização do brasão municipal pareceu-nos bem na lógica da cor do cabeçalho do blog e da sua finalidade.
Contudo, porque não queremos ferir quaisquer susceptibilidade e sabemos ouvir e actuar perante o contraditório quando ele revela interesse, mesmo quando essa não é a nossa verdade, mudamos. Por isso já solicitámos ao nosso designer gráfico que proceda à reposição das cores originais do brasão.

Anónimo disse...

Enquanto cidadão de Anadia, desde já o meu obrigado pela reposição do nosso brasão à originalidade.
Cumprimentos

Sérgio Bandeira disse...

Já lá está o brasão de Anadia.

Parabéns pela rápida resposta.
No mínimo, é sinal que ouvem os Anadienses com opiniões diferentes das vossas e isso é de louvar.

Nem sempre a melhor ideia é uma boa ideia! Mas a pior decisão não é pôr em prática a ideia má, é não pôr nenhuma.
Vocês fizeram o melhor que sabiam (tenho a certeza) e depois tiveram a humildade necessária para a alterar.

Muitos parabéns!

José Anadia disse...

"… garantir a liberdade de opinião e a igualdade de tratamento, independentemente, das pessoas e das suas convicções." É pena que isto não seja aplicado na escola secundária de Anadia.

Sérgio Bandeira disse...

Pois é, José!

Luís Santos: se chegar a assumir a presidência da Assembleia Municipal de Anadia, rescindirá do cargo de director da Escola Secundária de Anadia?

bicuscurbus disse...

Sérgio: se o convite do Prof. Litério implicasse qualquer alteração ao meu desempenho profissional não o teria aceite. Assumi, meses antes, a direcção da ESA por mais quatro anos.Esse é o meu compromisso. Como aliás também não teria aceite se existisse qualquer dúvida legal sobre a compatibilidade desses cargos...

Sérgio Bandeira disse...

Prof. Luís, eu fui o primeiro a defender a inexistência de tal legislação contradizendo muitos leitores e comentadores do blog Anadia Sem Gente.
Depois, mostraram-me o Decreto-Lei 75/2008 que, no Artigo 26.º, ponto 3 diz o seguinte: "O regime de dedicação exclusiva implica a incompatibilidade do cargo dirigente com quaisquer outras funções, públicas ou privadas, remuneradas ou não.", referindo-se concretamente ao seu cargo.

Efectivamente eu não sou advogado e tenho muita dificuldade a interpretar a Lei, mas esta parece-me clara...

Pela curiosidade, pela verdade e também para poder defender essa verdade, gostaria de saber se estarei a interpretar mal a Lei.

bicuscurbus disse...

Sérgio: Como deve compreender a sua dúvida também foi minha e de muitas outras pessoas e eu nunca teria aceite o lugar se prevalecesse qualquer dúvida legal.
A 15 de Julho coloquei a seguinte questão aos meus superiores: “- pode o Director de uma escola pública ser candidato a uma Assembleia Municipal, independentemente do lugar que aí venha a ocupar?”

O Departamento Jurídico da DREC respondeu: "Em resposta ao solicitado cumpre informar Vª Exª que, nessa matéria prevalece o disposto no Estatuto dos Eleitos Locais. Assim, e nessa medida, nada obsta ao desempenho de funções de eleito local desde que as mesmas não sejam executivas e em regime de permanência."

Sérgio Bandeira disse...

Ok! Ainda bem!

Claro que gostaria de ver uma explicação um pouco mais técnica e detalhada, mas é o que temos e, portanto, irei confiar.

Por mim, estou convencido!